Close

by

Estamos esquecendo de que também somos exemplo

Exemplos passam de pessoa para pessoaHá algum tempo tenho me deparado com situações cotidianas que, apesar do nome sugestivo ao esquecimento, cada vez mais tem deixado gravado em minha mente momentos que aqui, junto com vocês gostaria de colocar em questão.

Muita gente deve saber, até mesmo porque pais, avós, tios, tias, irmãos, amigos e outros conhecidos pelo menos uma vez já nos disseram que em alguma fase de nossas vidas já seguimos o exemplo nas atitudes de alguém. Quem já não teve um professor herói ou um amigo em que se espelhou por algum tempo?

Tenho reparado que as pessoas estão se esquecendo de que seguiram ou foram seguidas como exemplo e que, pior de tudo, podem estar sendo seguidas no exato momento de suas atitudes.

E é aí que fico muito preocupado com o que tenho visto. De um lado ou do outro, a cada intervalo de poucos minutos, o desrepeito pelos outros e pelo ambiente é total. Os mais jovens não cedem lugares nos bancos dos ônibus aos mais idosos, pessoas furam filas em entradas de festas, bancos e outros locais de espera, na rua vejo outras pessoas jogando lixo, bitucas de cigarro pelas janelas dos carros e nas calçadas como se fosse algo natural. Outros deixam objetos descartáveis em cantos vazios, gospem no chão quase que por instinto de auto-suficiência. A lista é imensa e tomaria muito mais o seu tempo de leitura!

Cá entre nós, você acha mesmo que nínguém repara? O que as pessoas que picham, rabiscam, riscam, escondem lixo, brigam por muito pouco, não dão a vez acreditam quando fazem estas coisas? Que ninguém está vendo? Que quem vê não se entristece ou desaprova silenciosamente o ocorrido? Estão enganadas.

Parece que perdemos o sentido do exemplo, do respeito e da admiração. Estamos indo de mal a pior mas não deixamos de reclamar da situação em que se encontra nossas cidades e nosso país.

Não é de se admirar que nossos seguidores façam o mesmo e aí estamos contribuindo para uma sociedade cada vez pior e servindo de péssimo exemplo às sociedades mais evoluídas que tanto queremos ser e estar.

Em vários países, indústrias e comércios já adotaram há muito tempo uma prática interessante de limpeza onde todos os dias por várias vezes deixam todo o ambiente incluindo banheiros extremamente limpos e perfumados, com cerâmicas, paredes e tudo ao seu redor brilhando. Fizeram isso através de uma pesquisa onde concluiu-se que dessa maneira quem transitava por ali tinha medo de sujar algo através da experiência instintiva que o ambiente lhe passava.

Lembre-se disso quando você estiver caminhando na rua, andando de carro ou seja o que for, você estará sendo observado diariamente e é de sua obrigação manter o ambiente limpo ou pelo menos não sujá-lo, mesmo que ache que não.

Seja um bom exemplo para outros adultos e crianças, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Com certeza atitudes conscientes e eficazes podem trazer uma imagem mais positiva e atrair pessoas que muito tem a lhe oferecer.

O vídeo abaixo representa bem o que pode acontecer quando não controlamos nossas atitudes.

Para ser uma pessoa de sucesso não é preciso muita coisa em pouco tempo, mas pequenas atitudes em um longo – senão por toda vida – espaço de tempo.

Sucesso para você!

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *