Close

by

Entrevista com Andros Cavalin

Eu e o Julio conversamos há um tempo atrás e pensamos em de vez em quando entrevistar algum amigo nosso que seja empreendedor e postar aqui a entrevista.

E então hoje começaremos com as nossas entrevistas. O Andros é dono do site WebFérias, e aceitou nosso convite para responder as nossas perguntas sobre a experiência com o site. As respostas estão logo abaixo.

 

Aprendedorismo – O que é o WebFérias?

Andros – O WebFérias é um portal de aluguel de imóveis por temporada, ou seja, você anuncia seu imóvel no portal, e a publicidade fica por nossa responsabilidade. No WebFérias você encontra imóveis para alugar em todo o Brasil, e entrar em contato diretamente com o proprietário do imóvel.

 

Aprendedorismo – Qual é o foco de atuação do site?

Andros – Nosso foco principal é auxiliar nosso anunciante a alugar mais rapidamente seu imóvel. Com o anuncio publicado no portal, nosso objetivo é anunciar o WebFérias em várias ferramentas de publicidade, para atrair o público a acessar nosso site, para que possam visualizar os imóveis publicados por nossos anunciantes.

 

Aprendedorismo – Qual a razão de investir na internet?

Andros – Com o grande crescimento de negócios feitos pela internet, e também pelo aumento de usuários de internet no Brasil, a tendência no futuro é que esse crescimento venha aumentar cada vez mais. Aproveitando esses indicativos positivos, e visto que é um mercado atrativo, onde o usuário tem facilidade e comodidade em adquirir produtos ou serviços sem sair de casa, vimos que é uma boa razão para investir na internet, pois para o ramo igual ao do WebFérias, não precisamos fechar os negócios fisicamente, e muitas vezes não precisamos entrar em contato direto com o anunciante, isso porque o próprio anunciante tem total controle das ferramentas disponibilizadas a ele pelo portal, e a publicidade é feitas por empresas terceirizadas. Isso pode nos ajudar nos custos finais, pois não precisamos de uma equipe grande e nem de um local fixo, como por exemplo, uma loja. Podemos realizar nossas parcerias e fechar contratos em qualquer lugar, utilizando apenas um computador com acesso a internet. Então, não precisamos gastar muito com funcionários e nem com aluguel de uma loja, utilizando mais os recursos disponíveis com publicidade da empresa, que no nosso ramo é de fundamental utilidade e ferramenta, sem uma boa apresentação e propaganda, não conseguiremos atrair a atenção do nosso cliente. Por esses motivos, investir na internet às vezes se torna mais lucrativo e mais fácil, claro que depende do ramo de negócio da sua empresa.

 

Aprendedorismo – O que você observou no mercado que o motivou a investir no site?

Andros – A idéia de investir nesse ramo foi uma conversa rápida com um amigo, ele tinha me perguntado se eu conhecia alguém que alugava casa na praia, litoral paranaense, eu disse que conhecia, mas para os dias que meu amigo queria a casa já estava ocupada. Então de repente surgiu no ar uma questão, será que não existe um site específico que trata desse tipo de negócio? Foi aí então que fui procurar na internet se tinha algo parecido, acabei encontrando muitos poucos sites especializados nesse ramo, alguns com falta de informações e outros com presos para o anunciante muito alto. Então resolvi começar a elaborar um projeto de “aluguel de imóveis por temporada” na internet, o projeto completo, incluindo, levantamento de dados sobre os sites já existentes, se a procura era grande, pesquisa com o público, desenvolvimento do site, tudo isso levou um pouco mais de um ano. O que realmente me fez continuar com esse projeto foi que a maior parte das pessoas não conhece nenhum tipo de site desse ramo, ou não sabia como procurar na internet, então meu foco foi fazer um portal simples, com visual atrativo, ágil e com ferramentas de fácil utilização, e principalmente procurar anunciar o portal em diversos locais e meios de comunicação, pois o que foi levantado em diversas pesquisas, foi à falta de conhecimento das pessoas sobre um site com esse perfil. Nosso principal foco é investir em diversos meios de propaganda, para que as pessoas possam conhecer nosso portal.

 

Aprendedorismo – Quais foram as maiores dificuldades encontradas durante o projeto?

Andros – Dificuldades foram muitas, mais o que mais preocupava era sempre agradar o cliente, anunciante ou usuário do portal, em fazer um portal simples, com informações de fácil entendimento, ferramentas de fácil utilização e um visual atrativo. O projeto foi modificado várias vezes por esses motivos, pois cada vez que colocávamos o portal para teste, sempre pedíamos para alguém conhecido testar as ferramentas e funcionalidades do portal, e sempre tinha algum erro, ou algum detalhe que faltava ou estava ruim. Foi assim durante um ano, até encontrarmos um portal, não digo ideal, mas que o público em geral goste e se depare com algo diferente, inovador.

 

Aprendedorismo – Quais são os planos para o futuro do empreendimento?

Andros – Se adaptar da melhor forma possível ao perfil do usuário e do nosso anunciante, sempre buscando inovações e novas tecnologias para melhorar o conforto e o uso das ferramentas do portal. Procurar conquistar clientes de todos os cantos do Brasil e principalmente agradar a todos. Nossa missão é ser um dos portais mais visitados e conhecidos na internet brasileira.

Aprendedorismo – Quais são seus conselhos para quem quer começar um empreendimento na internet?

Andros – Daria três dicas: pesquisar, pesquisar mais e continuar pesquisando. Antes de desenvolver um site ou portal na internet, procure conhecer muito bem o seu ramo, e também seus principais concorrentes. Procure conhecer seus clientes e tente adaptar de melhor forma possível o seu negócio com o que o seu cliente procura isso é muito importante para quem quer abrir um negócio na internet. Inovação, outra palavra chave, não tente ser igual ou copiar o seu concorrente, procure ser diferente, procurar algo que falta no seu concorrente para que possa ser usado a seu favor.

Não se esqueça, antes de qualquer coisa, pesquise muito o mercado, seus clientes, seus concorrentes, elabore um plano de estratégia, verifique se os custos estão ao seu alcance, estabeleça metas de curto e longo prazo, procure conversar com pessoas experientes no ramo e não queira colocar a carroça na frente dos bois, faça seu planejamento com calma e pense com a razão.

Obrigado Andros, desejamos sucesso ao seu empreendimento. Espero que vocês comentem a entrevista e continuem a discussão.

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  1. Souza says:

    Andros,
    Sucesso no empreendimento.
    Estarei enviando sugestões sempre que apareçam.
    [ ]s
    Souza

  2. Diovane says:

    Opa,
    vi o WebFerias, mto boa jogada!
    Parabens ao Andros!

    d; -)