Close

by

Aprenda a aprender

Lendo O Segredo de Luísa, livro de Fernando Dolabela, me deparei com um fato muito curioso a respeito do significado de fracasso para uma pessoa comum e para quem quer desenvolver seu lado empreendedor.Empreender é a palavra da moda, nunca se falou tanto em empreendedorismo. Porém quando partimos para a prática entendemos porque empreender é um ato de esforço diário para o auto-conhecimento.

A imagem que uma pequena empresa revela ao mercado em que ela atua está intimamente relacionada ao perfil de habilidade e perseverança em que seu dono possue diante de desafios diários.

Isso significa que se o empreendedor não consegue atravessar obstáculos por falta de confiança ou de aprendizado, ele estará colocando em risco o futuro do seu projeto e é aí que entra o significado de fracasso para cada um.

Para quem tem espírito de luta, de busca constante pela vitória, uma derrota significa a oportunidade de captar uma mensagem que normalmente trás consigo uma ou mais maneiras de lidar com um problema. O método de ensino que mais nos torna sábios é aquele em que erramos muitas vezes para então subirmos um degrau no processo de aprendizagem sobre as coisas que nos cercam.

Portanto conhecer a si mesmo e desenvolver habilidades como a maneira da qual encaramos os fracassos pode ser um ótimo começo para quem quer um dia ter sucesso com o seu próprio negócio.

Existem algumas maneiras interessantes de desenvolver habilidades de auto-conhecimento:

Leia livros, jornais, revistas, visite sites, informe-se a respeito do assunto. Mesmo que seu foco não seja abrir uma empresa, atitudes de sucesso podem garantir uma vida mais feliz e o respeito das pessoas.

Máterias acadêmicas que estudam o pensamento humano também carregam consigo valiosos conhecimentos que podem incentivar a prática do auto-conhecimento e como contornar problemas aparentemente insolúveis.

A prática diária de exercícios de aprendizado, assim como exercícios físicos e mentais, de leitura e de conversa com outras pessoas a respeito do assunto nos coloca em constante motivação para conhecer mais e mais. Não deixe de se perguntar o que é que você já aprendeu e o que quer aprender amanhã.

0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *